Era uma Vez...Santos    

2016 * 2017 * 2018 * 2019 * 2020 * 2021 * 2022 * 2023



EDIÇÃO DE 2 DE JANEIRO DE 2022

Há cem anos, os santistas viviam uma de suas melhores fases de desenvolvimento e qualidade de vida. É esse o espírito que queremos para a Santos do futuro, com mais oportunidades e respeito pela cidade. Que cada um faça sua parte em busca de um 2022 memorável.


EDIÇÃO DE 16 DE JANEIRO DE 2022 

2022 marca o ano do bicentenário da independência do Brasil. Que vilarejo o príncipe D Pedro encontrou naquele 5 de setembro de 1822?  Em comparação com os dias de hoje, em que não sabemos o nome de mais de 90% das ruas, naquela época era possível saber até o nome da maior parte dos habitantes! 


EDIÇÃO ESPECIAL DE 26 DE JANEIRO DE 2022

No caderno de aniversário deste ano, falo sobre a importância das comemorações ao Bicentenário da Independência do Brasil, e como Santos comemorou os outros aniversários deste fato histórico.


EDIÇÃO ESPECIAL DE 6 DE FEVEREIRO DE 2022

Ele não nasceu em Santos, não morou em Santos, mas vivia por aqui, desfilando seu talento em nosso jornais, revistas e nos saraus pela cidade. Em referência ao Centenário da Semana de Arte Moderna, ocorrida entre 13 e 17 de fevereiro de 1922, falamos um pouco de Menotti Del Picchia, um dos grandes expoentes do modernismo brasileiro.


EDIÇÃO DE 13 de FEVEREIRO DE 2022

Pela primeira vez nestes cinco anos como colaborador de A Tribuna, publico uma história em capítulos. Serão três ao todo (13/20 e 27 de fevereiro). Elas tratam da primeira visita que o Imperador do Brasil, D. Pedro II, fez à terra santista, em fevereiro de 1846, ao lado da Imperatriz Tereza Cristina. Ele tinha apenas 20 anos de idade e ela completaria 24 anos em março. 


EDIÇÃO DE 20 de FEVEREIRO DE 2022

Essa era uma história que estava apagada e que tenho o privilégio de trazer à tona graças ao processo de digitalização de jornais antigos. Todos os memorialistas do passado deixaram passar este fato que considero extraordinário. Afinal, numa monarquia como era o regime do Brasil de 1822 a 1889, o primeiro aniversário do herdeiro da coroa era algo extremamente relevante. 


EDIÇÃO DE 27 de FEVEREIRO DE 2022

Neste domingo encerrei a trilogia de artigos que narraram detalhes curiosos da primeira passagem do Imperador D. Pedro II e sua esposa, Tereza Cristina, pela terra santista, entre fevereiro e abril de 1846. No texto deste domingo, conto como aconteceu a inusitada amizade do monarca brasileiro com um anão santista, o Antônio de Assis que, além de hábil pescador, era um empenhado ator dançarino.


EDIÇÃO DE 20 de março

A partir de um quadro de Benedicto Calixto exposto no Salão Camoniano, no Centro Real Português, produzi este artigo sobre a incrível "Canhoneira Pátria", navio de guerrav português construído com dinheiro doado pelas colônias lusitanas do Brasil, entre elas a populosa comunidade lusíada santista.


EDIÇÃO DE 17 de abril de 2022

Neste domingo falei sobre a invasão de Edward Fenton, a primeira agressão estrangeira na Vila de Santos, ocorrida em 1583.


EDIÇÃO DE 01 de maio de 2022

A incrível história da primeira atração turística da cidade de Santos, produzida após o rompimento de um bolsão de gás natural no bairro do Macuco, no final do Século 19. Contando com a incrível arte de Max.


EDIÇÃO DE 01 de maio de 2022

Sergio Willians conta a história da baleia Moby Dick, que esteve em Santos em exposição. Um detalhe: ela estava morta, conservada em milhões de litros de formol.

EDIÇÃO DE 01 de maio de 2022

Artigo narra a trajetória do monumento em homenagem aos Descobrimentos Portugueses, o único da cidade inaugurado pelas mãos de um chefe estrangeiro: o português Cavaco Silva.


EDIÇÃO DE 12 de junho de 2022

Você sabia que o santista José Bonifácio de Andrada e Silva é o único personagem brasileiro a ter uma estátua em Nova Iorque? Nas vésperas do aniversário do patrono da Independência, Sergio Willians conta como isso aconteceu.


EDIÇÃO DE 26 DE Junho DE 2022

Joaquim Xavier da Silveira Júnior, é um santista praticamente desconhecido em sua terra natal, mas que incrivelmente foi homenageado na forma de uma cédula de 50 mil réis, um privilégio para poucos personagens da história nacional.


EDIÇÃO DE 10 DE Julho DE 2022

No dia seguinte às comemorações do 90º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, Sergio Willians brinda seus leitores com um artigo inédito, abordando sobre os Batalhões Infantis, cujo lema era: "Se Necessário, Também Iremos".


EDIÇÃO DE 24 DE julho DE 2022

Uma das mais conhecidas histórias do passado santista ganha uma versão especial na narrativa de Sergio Willians, que aborda sobre o incêndio da Capela de Nossa Senhora das Neves, e a revolta dos negros da área continental.


EDIÇÃO DE 7 DE agosto DE 2022

Primeiro dos três artigos relacionados ao Bicentenário da Independência do Brasil, Sergio Willians fala sobre a inauguração do monumento em homenagem ao padre Bartolomeu Loreunço de Gusmão, que completou 100 anos em 2022.


EDIÇÃO DE 21 DE AGOSTO DE 2022

Segundo artigo das comemorações aos 200 anos da Independência, Sergio Willians traz a memória do Palácio da Bolsa do Café e todos os seus simbolismos, que fazem deste espaço um orgulho para a cidade santista.


EDIÇÃO DE 4 DE SETEMBRO DE 2022

Fechando a série sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, Sergio Willians conta a história da inauguração do famoso monumento em Glorificação aos Irmãos Andradas, erguido no centro da Praça da Independência, que viria a se tornar o maior palco de manifestações esportivas, culturais e políticas da cidade.


EDIÇÃO DE 18 de setembro DE 2022

Uma cadeira mais do que especial que decora o Salão Camoniano, no Centro Cultural Português, guarda um incrível segredo. Ela fora confeccionada especialmente para ser utilizada pelo Rei de Portugal, D. Carlos. Porém, o monarca lusitano foi assassinado em Lisboa algumas semanas antes e a cadeira nunca foi utilizada para a finalidade para qual foi construida.


EDIÇÃO DE 2 de outubro DE 2022

Há cem anos, os santistas testemunhariam uma tragédia envolvendo o sistema de transporte do Morro do Nova Cintra, um funicular único, que funcionava à base de gravidade.


EDIÇÃO DE 16 de outubro DE 2022

O jornalista Sergio Willians traz mais uma vez algo inédito para as páginas de A Tribuna, com fotos das primeiras imagens aéreas tiradas em Santos, ou, como disse na chamada, a primeira vez que os santistas puderam ver sua cidade do mesmo ponto de vista das gaivotas.


EDIÇÃO DE 13 de NOVEMBRO DE 2022

A inusitada história do advogado abolicionista e republicano Silva Jardim é narrada sob o prisma de sua efervecência, até que ele morre tragado pelo Monte Vesúvio.


EDIÇÃO DE 27 de NOVEMBRO DE 2022

Os coretos da cidade de Santos são abordados neste artigo do jornalista Sergio Willians, de modo a transportar o leitor para um tempo feliz e mágico.


EDIÇÃO DE 11 de dezembro DE 2022

O jornalista Sergio Willians fala sobre as famosas Casa de Banho que dominaram a cena santista no final do Século 19, como uma forma inteligente de refrescar-se.


EDIÇÃO DE 25 de dezembro DE 2022

Aproveitando o dia de Natal, em que as árvores são um grande símbolo, o jornalista Sergio Willians fala sobre uma das principais espécimes plantadas em Santos, as Palmeiras Imperiais.