Era uma Vez...Santos    

2016 * 2017 * 2018 * 2019 * 2020 * 2021 * 2022 * 2023



EDIÇÃO DE 14 DE JANEIRO DE 2018

Os 80 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Santos são narrados na perspectiva dos sonhos e das realizaçãos deles.


EDIÇÃO DE 28 DE JANEIRO DE 2018

Sergio Willians conta sobre o périplo do comendador Alfaia Rodrigues para conseguir viabilizar a construção do primeiro monumento público da cidade, em homenagem ao fundador de Santos, Braz Cubas.


EDIÇÃO DE 11 DE fevereIRO DE 2018

O curioso fato ocorrido em 1977, quando um boi caiu no canal 1 e praticamente paralizou a cidade, que assistiu atônita, a um rodeio improvável.


EDIÇÃO DE 25 de fevereiro DE 2018

Sergio Willians escreve sobre os 100 anos da travessia da balsa, um meio que até os dias de hoje é a principal forma de ligação entre Santos e Guarujá.


EDIÇÃO DE 11 de março DE 2018

Neste artigo impactante, Sergio Willians faz uma narrativa sobre uma das maiores tragédias de causas naturais da história da cidade santista, que vitimou mais de 80 pessoas.


EDIÇÃO DE 25 de março DE 2018

São poucos os santistas que conhecem a incrível história de Frei Jesuino do Monte Carmelo, um mulato nascido em Santos que se tornou um dos maiores ícones da arte sacra barroca.


EDIÇÃO DE 8 de abril DE 2018

Sergio Willians mais uma vez conta a sensacional história de Prado Júnior e seus amigos que, em abril de 1908 protagonizaram a primeira viagem de automóvel do Estado de São Paulo, entre a capital bandeirante e a cidade santista, abrindo as portas para uma nova era no transporte.


EDIÇÃO DE 22 de abril DE 2018

Em comemoração aos 100 anos da Igreja Anglicana de Santos, Sergio Willians traça um panorama do que foi a cidade santista no início do século 20 e sua forte influência britânica.


EDIÇÃO DE 6 DE maio DE 2018

Sergio Willians resgata mais uma biografia praticamente esquecida da cidade: a da cantora santista Leny Eversong, que teve, entre os maiores feitos, o fato de substituir ninguém menos do que o Rei do Rock Elvis Presley no programa de maior audiência dos Estados Unidos, o Ed Sullivan Show.


EDIÇÃO DE 20 de maio DE 2018

Sergio Willians disserta sobre um dos mais curiosos projetos de ligação seca Santos-Guarujá, a ponte de acesso elicoidal de Luiz Muzi, colocando mais lenha da discussão eterna para resolver esta questão.


EDIÇÃO DE 3 de junho DE 2018

Aficcionado por heráldica, Sergio Willians faz uma releitura de seus textos sobre a história do Brasão de Armas de Santos e sua evolução, a partir das comemorações aos 130 anos da criação do primeiro escudo da municipalidade santista.


EDIÇÃO DE 17 de junho DE 2018

Para comemorar os 110 anos do início do processo de imigração japonesa ao Brasil, Sergio Willians resolve contar a história de um dos nipônicos mais famosos da história santista: Yoshihide Shinzato, o primeiro carateca das Américas a receber o 10º dan, uma honra concedida a pouquíssimos.


EDIÇÃO DE 1 de julho DE 2017

Depois de navegar em dezenas de sites de várias instituições acadêmicas e culturais de todo o mundo, Sergio Willians produziu este interessante artigo sobre as imagens históricas de Santos que estão depositadas ao redor do globo.


EDIÇÃO DE 15 de julho DE 2018

Sergio Willians aborda a história dos fotógrafos lambe-lambe, profissionais que faziam parte do cotidiano das praças e praia santistas, como ponto de referência para o registro de imagens familiares.


EDIÇÃO DE 29 de julho DE 2018

Os 220 anos do início do serviço de correio em Santos foi o tema deste artigo de Sergio Willians, que conta, entre várias curiosidades, quantos prédios belissimos foram ocupados pelos Correios e Telégrafos.


EDIÇÃO DE 12 de agosto DE 2018

A partir de uma incrível descoberta, a da única foto que revela os pioneiros do futebol santista, Sergio Willians discorre sobre a inusitada partida disputada nas areias da praia do Embaré, em 1902.


EDIÇÃO DE 26 de agosto DE 2018

Em meio às discussões sobre a importância da preservação do patrimônios históricos da cidade, Sergio Willians escreve sobre um dos maiores "crimes"contra a história de Santos, a demolição, realizada em 1908, da antiga Igreja Matriz, que existiu onde hoje está a Praça Antonio Telles.


EDIÇÃO DE 9 de setembro DE 2018

A Escola do Povo e sua pioneira ação de inclusão social foram temas deste interessante artigo de Sergio Willians, que traça uma linha do tempo sobre a educação santista desde os idos coloniais.


EDIÇÃO DE 23 de SETEMBRO DE 2018

Às vésperas do primeiro turno da eleição de 2018, Sergio Willians conta a inusitada história de Zé Macaco, um singelo homem que venceu as eleições em 1978, como o mais votado ao cargo de vereador.


EDIÇÃO DE 7 de outubro DE 2018

O chocante Crime da Mala, que repercutiu em todo o mundo, foi o tema desta narrativa do jornalista Sergio Willians, que conta a história de Maria Mercedes Fea e da sórdida trama que levou à sua morte.


EDIÇÃO DE 21 de OUTUBRO DE 2018

Ainda sob a inspiração do processo eleitoral, Sergio Willians decide escrever sobre a estreia da urna eletrônica na cidade de Santos, nas eleições de 1996.


EDIÇÃO DE 4 de novembro DE 2018

O casarão residencial e particular mais antigo de Santos completou 200 anos em 2018 e mereceu destaque no texto de Sergio Willians, que contou, entre outras curiosidades, que o imóvel chegou a pertencer ao famoso Barão de Mauá.


EDIÇÃO DE 18 de novembro DE 2018

A partir de uma recordação de sua própria infância, o jornalista Sergio Willians narra a trajetória histórica das barcas "Loirinha", que faziam a alegria de crianças e adultos nos anos 1970. Este artigo foi o 50º texto para a coluna "Era Uma Vez...Santos".


EDIÇÃO DE 02 de dezembro DE 2018

Diante da polêmica que se iniciou em torno do prédio do Escholástica Rosa, interditado a mando do Ministério Público, em função dos riscos estruturais, o jornalista Sergio Willians lembrou das origens da instituição e do desejo de seu idealizador, João Octávio dos Santos que, em testamento, deixou clara as suas intenções para o local onde antes existiu a chácara onde residia, no século 19.


EDIÇÃO DE 16 de dezembro DE 2018

O jornalista Sergio Willians resgata a bela promoção solidária criada pela jornalista Lydia Federici, uma das mais importantes colunistas do jornal A Tribuna. Sua árvore de Natal, erguida a partir de lâmpadas que eram compradas pela população, permitia juntar dinheiro para ações de auxílio a pessoas necessitadas.


EDIÇÃO DE 30 de dezembro DE 2018

No último artigo do ano de 2018, Sergio Willians lembra do tempo em que a Praça dos Andradas, no Centro Histórico de Santos, era habitada por simpáticos bichos-preguiça, lembrança esta que aguçou milhares de leitores.